Todo esse movimento cultural acontece de uma forma bem coletiva. Os pedestres que passam por ali, perto das manifestações, são abordados e incentivados a participar dos cortejos e outras peças que envolvem um público maior.
Na ocasião, também foi lançado o LIVRO PARA OUVIR, uma série de contos de Machado de Assis que estão reunidos em um CD, dirigido e adaptado por Gil Bertho Lopes, que também faz parte do grupo de ativistas betinenses.
O grupo de amigos (que propositalmente não tem nenhum nome) é formado por pessoas envolvidas no ramo artístico do município com um objetivo em comum: democratizar a cultura em Betim. E parece que a idéia tem dado certo!
Betinenses sensibilizados com essas e outras ações desenvolvidas na cidade reuniram em prol de um bem comum. A Prefeitura da cidade por meio do OP – Orçamento Participativo (mecanismo governamental que permite os cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos) estão construindo o Teatro Municipal Newton Amaral em Betim, que terá não só espaço para as artes cênicas, mas também, plásticas e visuais.
São várias as histórias e momentos que levaram o Instituto Internacional do Teatro (ITI) a criar o dia do Teatro. Saiba mais no : http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-teatro27-marco.htm
Mas uma coisa é certa! O Teatro está aí. Presente em nosso dia a dia e cada vez mais popular.
Parabéns a todos que fazem teatro aqui em Betim!