quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ponto de Cultura tem pé e cabeça...

Antes de começar, queremos compartilhar com você leitor, nossa imensa felicidade ao saber que estamos rodeados de artistas musicais!

Nesta primeira etapa do Ponto de Cultura - Criarte, o que se vê é que na verdade nossa expectativa não era para tamanhos talentos encontrados em Betim. Digo a vocês que vimos de perto artistas que acabam de ingressar na carreira musical e músicos que há décadas cantam e encantam em nossa cidade.

Tivemos uma oficina extra com Celso Moretti - artista que está comemorando 30 anos de carreira – ele apresentou o seu projeto “Papo com pé e cabeça”, uma suma de sua trajetória e apresentação de algumas músicas novas.

Se me permitem, gostaria de dizer que o Criarte já é um sucesso! Em 4 (quatro) meses, atingimos direta e indiretamente cerca de 400 pessoas só no entorno do bairro Santo Afonso, número que esperamos aumentar expressivamente em 2011.

Estamos produzindo mais oficinas e um grande show de encerramento dessa 1ª etapa que contará com a presença de artistas renomados e toda a comunidade betinense. Sorte para nós!

Você é o nosso convidado para essa festa!

Foto: Jansen Remicrifer

Mais fotos no home page.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cultura Hip Hop


Como foi o combinado, as oficinas de estilos musicais do projeto Criarte já começaram, e Cultura Hip Hop deu inicio ao cronograma de atividades.
A interatividade junto à excentricidade do Dj Acoisa - responsável pela oficina – fez com que o Hip Hop, gênero musical alvo de criticas em todo o mundo, se torna-se um grande passeio pela cultura periférica, acabando com todo o preconceito que gira em torno do estilo.


Com o publico de quase 100 (cem) pessoas, a oficina contou com, além da comunidade, funcionários e alunos da Missão Ramacrisna.


A próxima oficina será realizada também no Centro Cultural da Ramacrisna, dessa vez, quem irá ministrar a oficina, será o Cantor Sertanejo Jacklane, com o tema: Viola Caipira.

Todos estão convidados!

Foto: Jansen Remicrifer

Foram encontrados na regional Vianópolis, 14 artistas de gêneros musicais distintos. Um grande achado cultural!

O Criarte (nome dado ao Ponto de Cultura da Missão Ramacrisna), é uma ação do Estado com a intenção de promover e espalhar a cultura regional. Uma das metas do cronograma é a de fazer um levantamento dos talentos musicais da regional Vianópolis, fazendo com que a cultura local seja reconhecida por todo o município.

O Antenados, grupo diretamente envolvido ao desenrolar da ação, já começou a trabalhar. Foram encontrados entre os bairros Marimbá, Santo Afonso e Vianópolis 14(quatorze) artistas de gêneros musicais distintos. O garimpo foi tão a fundo que encontramos músicos de longa carreira e com vários trabalhos gravados, como por exemplo, a dupla sertaneja Jacklane e Manda Brasa - uma das pioneiras do movimento caipira - na cidade de Betim. “Esse projeto está sendo ótimo para os músicos que estavam parados. O Criarte pode ajudar muito no crescimento de cada um deles” diz Jacklane.

Além de o projeto ser um grande meio de descobrir novos talentos e divulgar os que já estão na estrada, a ação preocupa em apresentar para a comunidade informações culturais que talvez nunca tenha sido a realidade local.


O Rapper Jhonatan conta que era muito fechado na cultura hip hop e com a chegada do Criarte pode obter uma visão melhor de outras culturas e estilos musicais: “Acho que esse projeto será para todos uma escola cultural. Isso ajudará bastante os talentos musicais e artistas anônimos da região”.


Rapper Jhonatan


Até Julho de 2011, o Ponto de Cultura Criarte irá atender a comunidade com 4 (quatro) oficinas de estilos musicais distintos, um grande show de encerramento com artistas renomados da cidade de Betim e um blog que servirá de divulgação e armazenamento de todo o material recolhido neste ano.

Todos nós do Antenados, tem o enorme prazer de trabalhar com a comunidade, afinal, ter a sensibilidade de trabalhar com as possibilidades culturais torna um simples cidadão a um grande formador de opinião.

Foto: Jansen Remicrifer